A indígena Paula Brandão Shanenawa, de 23 anos, foi presa em flagrante tentando entrar na 5ª Unidade Prisional, no município de Feijó, com droga escondida na vagina. De acordo com a polícia, a suspeita é moradora da aldeia Morada Nova e foi abordada no domingo (8) durante o horário de visita da penitenciária do interior do Acre.
O indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai), Rodolfo Fontes, informou que vai se inteirar sobre o caso e que a fundação deve posicionar ainda nesta segunda-feira (9).
O caso ocorreu por volta das 11h. Durante a revista de rotina, duas agentes penitenciárias encontraram um volume enrolado dentro de uma sacola que estava introduzida na vagina da indígena. Segundo a Polícia Militar, uma guarnição foi chamada pelo diretor para os procedimentos de flagrante.
O tenente Augusto Sousa, da Polícia Militar, disse que a índia preferiu ficar calada durante a abordagem e não confirmou para quem entregaria o entorpecente. A polícia não soube informar se a suspeita já tinha passagens por outros crimes.
Na sacola escondida pela indígena, a polícia encontrou dois tabletes de maconha e mais uma pequena quantidade de tabaco. Após o flagrante, a suspeita foi levada para o hospital de Feijó para verificar se havia mais alguma substância escondida e, em seguida, ela foi levada para a delegacia juntamente com a droga apreendida.