O prefeito Ilderlei Cordeiro, acompanhado do vice-prefeito Zequinha Lima, decretou no fim da manhã desta segunda-feira (30) estado de emergência em Cruzeiro do Sul (AC), por meio do decreto n° 105, de 30 de janeiro de 2017. A atitude foi tomada devido as grandes proporções da enchente do Rio Juruá e Môa, que já desabriga quase 200 famílias, totalizando mais de mil pessoas. Hoje, o Rio Juruá já registra a marca de 14,05 metros.
O decreto será publicado no Diário Oficial e encaminhado para o Ministério da Integração. A prefeitura terá 15 dias para elaborar o plano de emergência, apontando as principais necessidades do município ocasionadas pela enchente e fortes chuvas. O plano será desenvolvido em conjunto com as secretarias de saúde, obras, procuradoria, entre outras.
“É uma assinatura nada boa, um decreto de emergência devido essa situação que estamos vivendo. Agradecemos o apoio do senador Gladson Cameli, que chegou ontem a noite e esteve visitando nossas famílias, o apoio da deputada federal Jéssica Sales, do meu amigo Vagner Sales, do deputado estadual Nicolau Júnior, representando a câmara dos deputados, e o apoio de todas as instituições envolvidas, do Governo do Estado, o presidente Michel Temer com o Ministério da Defesa e Ministério da Integração, a Marinha, o Exército, Corpo de Bombeiros, as nossas secretarias do município e todos os envolvidos direta e indiretamente. Nós fizemos nossa parte, não queríamos que chegasse neste ponto, mas precisamos de ajuda, e o município não comporta a estrutura financeira para dar o retorno mais rápido que essas famílias precisam neste momento, além dos problemas que vem depois. O volume de chuva destruí muita coisa, e agora vamos buscar essa ajuda”, finalizou o prefeito Ilderlei Cordeiro.
Assessoria