26.1 C
Juruá
quinta-feira, novembro 14, 2024

Elo de cargos e impeachment será apurado por Comissão

Por

- Publicidade -

De volta aos trabalhos nesta segunda-feira (30), a Comissão de Ética Pública da Presidência tem dezenas de processos em pauta para apurar ao longo deste ano. Entre eles, está a denúncia feita pelo PT de que dez ministros de Michel Temer ganharam cargos no primeiro escalão do governo por terem votado a favor do impeachment de Dilma Rousseff no Congresso Nacional.

Ao todo, de acordo com o G1, a Comissão vai investigar 20 dos 25 ministro de Michel Temer. Só quem está fora da mira do colegiado são os ministros Torquato Jardim (Transparência), Roberto Freire (Cultura), Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional), Grace Mendonça (Advocacia-Geral da União) e Ilan Goldfajn (Banco Central).

O Conselho de Ética Pública da Presidência tem o poder de punir servidores e ministros, podendo recomendar exonerações ao Executivo federal.

OUTRAS PAUTAS

Já nesta segunda, o conselho deve apurar um pedido de Carlos Zarattini (SP), novo líder do PT na Câmara, que solicitou uma investigação ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e ao secretário da Juventude, Francisco de Assis Filho. Zarattini diz que Padilha não poderia assumir o cargo por ser suspeito de improbidade administrativa.

O uso supostamente indevido de aviões da FAB por parte de 17 ministros também serão apurados.

Confira os ministros que estão na lista de processos que serão apurados pela Comissão de Ética Pública da Presidência:

Eliseu Padilha (Casa Civil), Alexandre de Moraes (Justiça), Raul Jungmann (Defesa), José Serra (Relações Exteriores), Henrique Meirelles (Fazenda), Maurício Quintella Lessa (Transportes), Blairo Maggi (Agricultura), Mendonça Filho (Educação), Osmar Terra (Desenvolvimento Social e Agrário), Ricardo Barros (Saúde), Marcos Pereira (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Fernando Coelho Filho (Minas e Energia), Dyogo Oliveira (Planejamento), Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Sarney Filho (Meio Ambiente), Leonardo Picciani (Esporte), Marx Beltrão (Turismo), Helder Barbalho (Integração Nacional), Bruno de Araújo (Cidades) e Ronaldo Nogueira (Trabalho).

 

Com informações de Notícias ao Minuto.

- Publicidade -
Copiar