35.5 C
Juruá
quinta-feira, novembro 14, 2024

Atividade física em excesso pode prejudicar articulações

Por

- Publicidade -

Não é novidade que a prática de atividades físicas é essencial para manter o corpo saudável. No entanto, alguns problemas podem surgir quando os exercícios são mais intensos ou quando há esforço em excesso. O impacto nas articulações, como joelhos, ombro, quadril, está entre as principais lesões causadas.

As articulações são essenciais para os movimentos do corpo. Elas funcionam a partir de diversos elementos, como a cartilagem. A sobrecarga de exercícios pode levar as articulações à degradação precoce, gerando dor e comprometendo a mobilidade do indivíduo.

O reumatologista Charlles Hendal, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que o desgaste do sistema articular pode estar ligado ao processo de deterioração do colágeno, um componente fundamental para o bom funcionamento das cartilagens do corpo. “O processo chamado estresse oxidativo, algo que ocorre no organismo por conta do aumento da produção de radicais livres, desencadeia a queda acentuada dos níveis de colágeno no corpo.”

Algumas medidas podem ajudar a manter as cartilagens saudáveis, como a alimentação equilibrada – com consumo de vegetais verde-escuros, legumes e alimentos à base de proteína, preferencialmente animal. Entretanto, em alguns casos, a suplementação é necessária para que haja um estímulo maior à produção do colágeno pelo organismo. Quando um suplemento de colágeno é ingerido, ele é absorvido pelo organismo e se acumula na cartilagem, auxiliando em sua nutrição e preservação.

Um estudo realizado com 147 atletas da Penn State University, da Pensilvânia (EUA), mostrou a importância da suplementação em pessoas jovens. Os atletas avaliados apresentavam dor ou desconforto em alguma articulação, sintomas relacionados à atividade esportiva. Ao final da pesquisa, os indivíduos que receberam suplemento de colágeno hidrolisado tiveram redução significativa da dor e melhora do quadro. “Tal efeito pode ocorrer, principalmente, pela melhora na resistência da cartilagem”, completa o reumatologista.

 

Por Lifestyle.

- Publicidade -
Copiar