Governo anuncia nesta semana escola de ensino integral

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última sexta-feira, 23, a lista final das unidades de ensino aprovadas no Programa de Escola em Tempo Integral. Ao todo, serão 523 instituições contempladas em 26 unidades da federação. No Acre, das sete escolas apresentadas dentro do plano de adesão pelo governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), todas foram aprovadas pelo MEC.

Após planejamento, garantia de recursos e debates públicos com a comunidade, o governo do Acre anunciará nesta semana, em coletiva, as escolas públicas que terão ensino médio em período integral. O governador Tião Viana e o secretário de Educação, Marcos Brandão, definiram a programação das ações na manhã desta segunda-feira, 26, em reunião na Casa Civíl.

“Estamos desenhando um modelo de escola que atenda as necessidades do século 21”, afirma Brandão, explicando o processo de construção que envolveu tanto a comunidade quanto os institutos de Co-responsabilidade pela Educação (ICE), Natura e Sonho Grande.

“O modelo vai ser revolucionário para a educação acreana, pois melhora muito os indicadores e mantém mais alunos na escola. Escola essa que será voltada para o protagonismo da juventude e para seus projetos de vida”, afirma.

A princípio, serão implementadas sete escolas de ensino em tempo integral na zona urbana em Rio Branco. Depois, outras cinco escolas no interior passarão pelo mesmo processo de transformação do ensino.

Nesse primeiro momento, passarão a oferecer ensino integral as escolas que tenham minimamente a infraestrutura necessária, ou seja, pelo menos dez salas de aula, auditório e quadra esportiva.

Brandão explica também que as experiências que o Acre tem tido com educação, como o Instituto de Matemática e Filosofia e o Centro de Ensino de Línguas, serão incorporadas nas escolas: “Aqui não é simplesmente o tempo do aluno em sala de aula que está em jogo, mas o que faz nessa escola. Será um ambiente mais experimental, mais dinâmico, com o perfil da juventude e com a comunidade fazendo parte da construção do futuro dos alunos”.