Com alguns sete campeões olímpicos, como Neymar, Weverton, Renato Augusto e Rodrigo Caio, novidades como Fagner e Giuliano e o retorno de Paulinho, o técnico Tite anunciou os 23 convocados para defender a seleção contra o Equador e a Colômbia pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, no auditório da CBF, no Rio de Janeiro. Nomes que figuravam com frequência nas convocações do ex-técnico Dunga, como Luiz Gustavo, Douglas Costa, Ricardo Oliveira e Hulk, não foram chamados.
Ganso, que participou da Copa América Centenário após quase quatro anos sem ser chamado para a seleção brasileira, também ficou fora da lista de Tite.Ao todo são dez nomes diferentes em relação a última convocação da seleção brasileira – que foi feita por Dunga para a Copa América Centenário. O único setor que teve os nomes repetidos foi a zaga, com Gil, Marquinhos, Miranda e Rodrigo Caio.
Não foram chamados os goleiros Ederson e Diego Alves, os laterais Fabinho e Douglas Santos, os volantes Luiz Gustavo e Elias, o meia Rafael Alcântara e os atacantes Douglas Costa (foi substituído por Kaká e depois Ganso), Ricardo Oliveira e Hulk
“Alguns atletas europeus, por estarem retornando agora às suas atividades, ficam prejudicados na avaliação, alguns sem ritmo, outros por lesão. Em relação a convocação, é para os próximos dois jogos, não posso nem quero ser otimista e responsável nem o pessimista que só olha o fato negativo, só olho fato real. Estamos no momento não classificados para a Copa e buscando crescimento. A partir daí, surge nova etapa. Essa convocação é para estes dois jogos, melhor momento de cada atleta”, disse Tite.
“Tem jogadores fora ainda da convocação por razão de problema clínico, não posso dizer quais são”, completou, negando-se a citar nomes como exemplos.
CONFIRA OS 23 CONVOCADOS PELO TÉCNICO TITE:
GOLEIROS: Alisson (Roma-ITA), Marcelo Grohe (Grêmio), Weverton (Atlético-PR)
ZAGUEIROS: Gil (Shandong Luneng-CHN), Marquinhos (PSG-FRA), Miranda (Inter de Milão-ITA), Rodrigo Caio (São Paulo)
LATERAIS: Daniel Alves (Juventus-ITA), Fagner (Corinthians) Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP), Marcelo (Real Madrid-ESP)
MEIO-CAMPISTAS: Casemiro (Real Madrid-ESP), Giuliano (Zenit-RUS), Lucas Lima (Santos), Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN), Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Rafael Carioca (Atlético-MG), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN), Willian (Chelsea-ING)
ATACANTES: Gabigol (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras), Neymar (Barcelona-ESP), Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)