Ocupar áreas abandonadas com Esporte, Cultura, Lazer e Ensino Profissional. Essa foi uma das propostas que surgiram durante o encontro de Carla Brito com a Juventude.
O encontro da pré-candidata do PSB com a juventude aconteceu no auditório do IEVAL – Instituto Santa Terezinha.
O Plano de Governo já conta com os principais eixos temáticos definidos, e agora passa por uma fase de consulta aos segmentos.
“O que nós queremos é que o cidadão possa se reconhecer nas ações na medida em que elas forem sendo desenvolvidas pelo governo municipal”, explica Carla.
Ensino profissionalizante, acesso à cultura, lazer e esporte, acessibilidade e mobilidade urbana e inclusão social da juventude dos bairros periféricos e zona rural de Cruzeiro do Sul foram alguns dos temas abordados.
‘Temos jovens desistindo da universidade porque não conseguem bancar transporte e alimentação’, levantou um dos presentes.
A solução proposta pelos próprios jovens passa pela regulamentação do transporte público, de obrigação do poder público municipal, sem a qual não é possível implementar o programa de passe estudantil.
Ensino em tempo Integral
Uma das propostas que estará no Plano de Governo de Carla Brito é a implantação de um sistema de educação integral em que os estudantes tenham no contra turno, além do ensino profissionalizante, aulas que garantam acesso à arte, cultura, lazer e esportes. A ideia é ocupar os espaços hoje subaproveitados para estas aulas como ginásios, bibliotecas, quadras de esportes e centros comunitários. O oferecimento das disciplinas profissionalizantes pode ser feita através de parcerias com o sistema S (Sebrae, SENAC, SENAI).
Aliar a ocupação de áreas urbanas abandonadas com a isenção do IPTU também é uma proposta da juventude que fará parte de seu Plano de Governo.
Na Zona Rural, a participação das mulheres
Ainda na sexta-feira, Carla reuniu-se com lideranças do Projeto de Assentamento Santa Luzia, na BR 364. O objetivo é que os moradores da zona rural possam ser ouvidos em sua demanda e participem da construção do Plano de Governo.
Uma surpresa foi a maior participação das mulheres. Motivadas pela presença de uma jovem mulher e pela esperança de renovação na política, elas saíram de casa e também estão trazendo sua voz. ‘Ceará’, produtor do ramal 4 homenageou sua esposa, Zuleide, que pela primeira vez decidiu participar de um encontro político. “Eu confio e acredito no trabalho da Dra. Carla” disse.
Entre as reivindicações e propostas ouvidas esteve a necessidade de assistência técnica para que os agricultores possam produzir sem o uso do fogo para preparação do solo.
Sebastião Cruz, servidor da saúde, falou da necessidade de um veículo tracionado para dar assistência aos moradores dos ramais.
O próximo encontro de Carla será no domingo com os moradores do rio Croa.