Marcus foi uma saudável novidade na política do Acre. De Engenheiro, gestor no Deracre, foi indicado candidato pela Frente Popular a prefeito de Rio Branco, quatro anos atrás. Surpreendeu a todos. Surpreendeu inclusive, aqueles que acompanham a política do Acre há muitos anos.
Fez uma campanha diferente e conquistou corações e mentes, da maioria do povo de Rio Branco. Sempre com sua calça jeans e camisa de manga curta, dotado de uma memória rara, com sua pronuncia meio “caipira”, foi apresentando na campanha os problemas de Rio Branco, de modo claro e concreto. Marcus conhece mesmo a capital, muito mais do que muitos que aqui nasceram. Seus adversários falavam no genérico, citando problemas sem saber distinguir exatamente se estava no Palheiral ou nas Placas. Marcus ao contrário, mostrava detalhes e profundo conhecimento da realidade. Ganhou a eleição e assumiu a prefeitura das mãos de Angelim.
Dos compromissos assumidos, cumpriu quase que em sua totalidade. Com apoio do governador Tião Viana, da nossa Bancada Federal, e da base na Câmara de Vereadores, governou com simplicidade, marcando presença em todos os lugares, dialogando permanentemente com o povo, se expondo, mesmo em situações delicadas. Deixou sua marca: um prefeito próximo das pessoas, com trabalhos realizados com competência, zelo e tecnicamente sustentável.
São inúmeras as intervenções de Marcus na cidade de Rio Branco, alcançando quase todos os setores da cidade e da zona rural. Vale destacar alguns:
Ao mesmo tempo que executou obras, mostrou coração grande, sensibilidade e humanismo ao dar importância às políticas sociais: Direitos Humanos, Assistência Social, Saúde e Educação. Outra marca importante de sua gestão é a Transparência e o excelente desempenho com as contas públicas. Rio Branco está entre as cinco capitais mais transparentes do país, tendo inclusive tirado nota 10 na avaliação da Controladoria Geral da União deste ano. Sem dúvida, Marcus Alexandre colocou Rio Branco em um novo patamar. Merece ser reeleito por sua competência, dedicação e integridade. Enfrentará novos e velhos adversários, tratará a todos com elegância e respeito. Mas não levará desaforo para casa. Agressões, mentiras e ódio terão resposta imediata, a altura e a verdade será reposta com firmeza.
Mostrará seu novo projeto e certamente terá o reconhecimento do povo, que lhe dará um novo período de 04 anos para administrar a capital do Estado. Time que está ganhando não se mexe.
Por Nilson Mourão, Professor Licenciado da UFAC.