Guia dos Jogos Rio 2016: as informações essenciais ao torcedor

Entre 5 e 21 de agosto, 32 arenas distribuídas pelo Rio de Janeiro, além de cinco estádios de futebol em outras capitais, recebem as competições esportivas dos Jogos Olímpicos. Para que a experiência do público seja a melhor possível, o Rio2016.com disponibiliza o Guia do Espectador. Trata-se de um informativo digital com todo tipo de informação necessária ao torcedor: como chegar aos locais de competição, mapas das arquibancadas e serviços disponíveis nas instalações, o que pode ou não entrar nas arenas e muito mais.

Cada esporte tem seu próprio guia, além de um especialmente dedicado às cerimônias de abertura e encerramento. “O espectador fica sabendo, por exemplo, onde se localizam os sanitários, postos médicos, balcões de informações e entradas com acessibilidade da arena para onde ele vai”, diz Hélio Cabral, gerente da área de Experiência do Espectador do Comitê Rio 2016.

O Guia contém, por exemplo, explicações detalhadas sobre transporte público até as instalações Olímpicas. “A informação pode ainda ser complementada pelo site da prefeitura, que indica qual é a melhor opção de deslocamento para cada bairro”, diz Camila Lima, especialista em Experiência do Espectador do Comitê Rio 2016.

O Guia do Espectador pode ser copiado em formato PDF e impresso. Outra opção é fazer o download e salvá-lo em celulares, tablets e computadores, para que possa ser acessado mesmo quando não há internet disponível. O informativo também será distribuído em versões impressas pela prefeitura do Rio, em quiosques espalhados pela cidade.

O que pode e o que não pode?

Uma seção de fundamental importância explica o que pode e o que não pode entrar nas arenas Olímpicas. Entre as recomendações estão o uso de bolsas pequenas para transportar pertences pessoais, que podem ser facilmente colocadas sob o assento durante os eventos. Já na lista de itens vetados está o “pau de selfie”, pelo risco de acidentes.

Mas é importante checar as determinações de cada modalidade, já que alguns esportes têm recomendações especiais. É o caso do futebol, por exemplo, em que somente são permitidas mochilas e bolsas transparentes.