O Acre receberá 15 profissionais para ocupar vagas em aberto do Programa Mais Médicos. Entre os médicos, 2 são brasileiros formados no exterior e 10 são cubanos que estão em Brasília (DF) participando do acolhimento e regularizando a documentação antes de se deslocarem no início do próximo mês para 10 municípios. Os 3 restantes serão selecionados por meio edital em 3 cidades do estado.
Os profissionais irão trabalhar nas cidades de Cruzeiro do Sul, Bujari, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rio Branco, Tarauacá e Xapuri. Rio Branco ficará com dois profissionais e o restante da cidade com um profissional cada uma.
Em todo o Brasil, mais de 1.350 vagas já estão sendo repostas. Dessas, 550 são com médicos cubanos, 305 com brasileiros graduados fora do país e 502 com profissionais que serão selecionados no edital de reposição lançado em julho. A previsão é que mais cerca de 650 profissionais de Cuba cheguem até o fim de agosto, totalizando mais de 2 mil reposições.
Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e expansão da formação médica no país.