A presidente afastada Dilma Rousseff afirmou que não terá instituto nem fundação, como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula, após deixar o governo. No entanto, ela ainda não sabe o que fará com o acervo de presentes que ganhou enquanto presidente da Republica.
Segundo a coluna de Mônica Bérgamo da Folha de S. Paulo, Dilma afirmou em tom de brincadeira que irá aceitar a sugestão do ex-presidente Lula. “Vou aceitar a sugestão do Lula, empacotar tudo e colocar na porta da PGR (Procuradoria-Geral da República)”, afirmou.
O acervo é um problema para todos os ex-presidentes, que precisam se responsabilizar por centenas de objetos sem qualquer ajuda do Estado para mantê-los em perfeito estado. A OAS, por exemplo, bancou as despesas para guardar parte dos presentes de Lula num depósito.
O Ministério Público Federal já abriu até inquérito para investigar se os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Lula, Itamar Franco e Fernando Collor se “apropriaram indevidamente de bens públicos” ao levar embora os respectivos acervos.
Com informações de Notícias ao Minuto.