César Messias declara voto em Erundina

O deputado federal Cesar Messias (PSB-AC) usou sua página do facebook para declarar o voto em Luíza Erundina (PSOL-SP) para a presidência da Câmara.

A declaração de César ocorre em um momento em que a militância de esquerda faz duras críticas à decisão do PT em apoiar o candidato Marcelo Castro do PMDB à presidência, decisão que obteve o apoio de parlamentares do PCdoB e do PDT.

César declarou o voto após a desistência do candidato de seu partido, Julio Delgado, do PSB em concorrer à presidência da casa.

Vale destacar que Julio Delgado votou favoravelmente ao impeachmeant e que o PSB, a nível nacional, fez oposição ao governo Dilma, mas mantém-se fora também, do governo interino de Michel Temer. No Acre, contudo, o PSB faz parte da Frente Popular onde é aliado de PT e PCdoB.

Contudo, mesmo lideranças historicamente ligadas ao PT têm criticado duramente a aproximação com o PMDB e mesmo DEM. As críticas partiram, por exemplo de Breno Altman, jornalista do Opera Mundi com fortes ligações com o PT. Em seu artigo ‘PT e PCdoB voltam a brincar com fogo‘, o jornalista classificou como ‘cretinismo parlamentar’, as intenções de apoio ao candidato do DEM, correndo riscos de perder totalmente o apoio popular nas ruas.

Guilherme Boulos, colunista da Folha de S. Paulo ligado ao MST classificou como injustificável o apoio ao PMDB em um momento em que não há mais ‘governabilidade’ a ser defendida pelo PT, exceto, a de Michel Temer e defendeu o voto em Luíza Erundina.

Já Luíza Erundina foi apontada pelo jornal El País como uma das raras parlamentares que não tem seu nome envolvido em esquemas de corrupção e tem despontado como uma nova liderança entre as forças de esquerda.

Erundina saiu recentemente do PSB para o PSOL, na qualidade de ‘filiação democrática’, já que está encampando a criação de um novo partido, o Raiz, partido que tem como principal bandeira, o ecossocialismo.