39.6 C
Juruá
segunda-feira, novembro 25, 2024

Balsa que liga RO e AC se ajusta para encarar seca

Por

- Publicidade -

A balsa que faz a travessia do rio Madeira, na a BR-364, interligando os estados de Rondônia e Acre vem tendo que se ajustar para encarar o período de seca, que assola vários estados amazônicos com a baixa dos níveis dos rios.

No local de atracamento das balsas, máquinas pesadas trabalham incessantemente fazendo um aterro com a areia do rio para que os veículos desembarquem e sigam viagem.

De acordo com funcionários, a situação é incomum e caso o rio continue baixando a situação na balsa poderá ficar mais preocupante, com a travessia que é a única rota de ligação do estado ao restante do país.

Até o momento não foi registrado nenhum incidente com a balsa que transporta passageiros, pequenos e grandes veículos, diferentes tipos de cargas, dentre elas combustível. Problemas de grandes bancos de areia que se formam no rio atrapalham a navegabilidade.

O sofrimento maior fica por conta dos passageiros de ônibus, que precisam realizar a pé a travessia de volta ao ônibus em meio a muita poeira e sol escaldante durante o dia, e escuridão total pela noite, em uma situação que coloca em visível risco a integridade dos viajantes.

Com a baixa do rio é possível observar os pilares da demorada construção da ponte que colocaria um ponto final nesse problema, porém problemas diversos tornaram o projeto caro aos cofres do Governo Federal.

Com o verão amazônico apenas no início, a expectativa é de que o rio Madeira continue no descenso de seu nível, fator que ainda irá trazer muitos transtorno à quem precisa utilizar a rodovia nessa região.

- Publicidade -
Copiar