31.9 C
Juruá
sexta-feira, novembro 22, 2024

Sem brasileiros, Manchester United lidera lista de marcas mais valiosas do futebol

Por

- Publicidade -

Um estudo realizado pela Brand Finance, empresa britânica de consultoria estratégia e avaliação de marca, apontou que o Manchester United é a marca mais valiosa do futebol mundial. A lista de 50 clubes também chama atenção pelo fato de não haver brasileiros ou qualquer time de fora da Europa.

Com valor estimado em US$ 1,17 bilhão (cerca de R$ 4,06 bilhões), o United aparece no topo da lista da Brand Finance pelo segundo ano consecutivo. Completam o pódio os gigantes espanhóis Real Madrid e Barcelona.

O clube que mais se valorizou de 2015 para 2016 foi o Leicester, que quase foi rebaixado no ano passado, mas conquistou o inesperado título do Campeonato Inglês nesta temporada. A equipe saltou do 42º para o 16º lugar, obtendo uma valorização de marca de 182%.

Para fazer a lista, a empresa usou critérios como interesse popular, investimento, desempenho comercial e fontes de renda de cada clube.

 

Confira o top 15 de marcas mais valiosas do futebol:

1. Manchester United (Inglaterra): US$ 1,17 bilhão (R$ 4,06 bilhões)

2. Real Madrid (Espanha): US$ 1,148 bilhão (R$ 3,99 bilhões)

3. Barcelona (Espanha): US$ 993 milhões (R$ 3,45 bilhões)

4. Manchester City (Inglaterra): US$ 905 milhões (R$ 3,14 bilhões)

5. Bayern de Munique (Alemanha): US$ 867 milhões (R$ 3,01 bilhões)

6. Arsenal (Inglaterra): US$ 858 milhões (R$ 2,98 bilhões)

7. Paris Saint-Germain (França): US$ 792 milhões (R$ 2,75 bilhões)

8. Chelsea (Inglaterra): US$ 776 milhões (R$ 2,68 bilhões)

9. Liverpool (Inglaterra): US$ 748 milhões (R$ 2,6 bilhões)

10. Tottenham (Inglaterra): US$ 441 milhões (R$ 1,53 bilhão)

11. Juventus (Itália): US$ 287 milhões (R$ 997 milhões)

12. Borussia Dortmund (Alemanha): US$ 280 milhões (R$ 973 milhões)

13. Everton (Inglaterra): US$ 279 milhões (R$ 970 milhões)

14. West Ham (Inglaterra): US$ 274 milhões (R$ 952 milhões)

15. Atlético de Madri (Espanha): US$ 266 milhões (R$ 924 milhões)

 

Do portal Uol.

- Publicidade -
Copiar