Rio Branco recebe nota máxima em transparência pela Controladoria Geral da União

Lançada nesta sexta-feira, 10, em Brasília, a nova edição da Escala Brasil Transparente, elaborado pela Controladoria Geral da União, que coloca Rio Branco entre as cinco capitais mais transparentes, único município da região norte a obter nota 10 no ranking e única Prefeitura do País a evoluir em transparência em relação ao levantamento de 2015: Rio Branco cresceu 2,2 pontos e pode ser considerada a capital mais transparente do país já que cinco tiraram nota dez mas apenas Rio Branco cresceu mais que dois dígitos.

Rio Branco tem desempenho melhor que grandes capitais, como Brasília, Curitiba, João Pessoa, Recife, São Paulo, São Luís e Cuiabá. Todas as citadas tiraram nota dez mas nenhuma registrou variação positiva igual de Rio Branco entre um e outro período.

Mas não é só isso. Na EBT Rio Branco vem desde a primeira edição, em 2014, numa escala de crescimento acima da média. Em relação à 1ª Escala Brasil Transparente Rio Branco havia subido 2,22 pontos por conta principalmente dos fortes investimentos em transparência. “Nosso compromisso com o combate à corrupção é ter uma das prefeituras mais transparentes do país. Por isso adotamos todas as medidas não só para o cumprimento da legislação vigente como para oferecer o máximo de informações aos órgãos de controle e à população”, reafirmou o prefeito Marcus Alexandre.

A EBT é um indicador que tem o objetivo de avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Suas versões 1.0 e 2.0 concentram-se na transparência passiva, sendo essa vertente escolhida pela ausência de métricas de avaliação que contemplem essa nova obrigação advinda da LAI.

 

Da Assessoria.