Reeducandos fazem testes de DST em Cruzeiro do Sul

Durante este mês de junho, reeducandos da Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, estão passando por testes rápidos de VDRL [exames para identificação de pacientes com sífilis], HIV e hepatites, além de palestras educativas de prevenção dessas doenças. A ação é realizada pala direção do presídio em parceria com a Secretaria de Saúde do município.

“Essa é uma campanha de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis que está sendo ofertada para todos os reeducandos que cumprem pena nos regimes fechado e aberto, no sistema penitenciário de Cruzeiro do Sul”, explicou a coordenadora técnica da unidade, Nayana Neves.

Ela diz ainda que, anualmente, são disponibilizados para o sistema penitenciário esses testes rápidos, porém, o diferencial deste ano é que também são realizadas palestras educativas que orientam os reeducandos sobre as formas de contágio dessas doenças.

Após a realização dos testes, os exames são enviados para análise. Caso haja identificação de soropositivo, o paciente será encaminhado para tratamento no sistema público de saúde.

 

Agência de Notícias do Acre.