Museu da Tocha chega a Rio Branco e atrai centenas de visitantes na Praça da Revolução

O Museu Itinerante Se Prepara Brasil chegou a Rio Branco para o pré-aquecimento do Revezamento da Tocha Olímpica em Rio Branco. O Museu, iniciativa do Bradesco Seguros, patrocinador máster das Olímpiadas do Rio 2016, abriu nesta sexta-feira, 3, e permanece até amanhã, sábado (4) em frente ao Quartel de Comando Geral da Polícia Militar, na Praça da Revolução, das 11h às 20h. A entrada é gratuita.

Em poucas horas, centenas de jovens, adultos e crianças passaram pelo Museu Itinerante para ver objetos como as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos. O visitante pode ver também Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.

Um dos visitantes que ficou na Praça da Revolução aguardando a abertura do caminhão do Museu, foi o cubano Heriberto Fe, ex-atleta olímpico que chora toda vez que relata o boicote dos países socialistas às Olímpiadas de Los Angeles, nos Estados Unidos. “Eu lutava judô e tinha me preparado para ir aos Jogos Olímpicos mas não deu”, lamenta Heriberto, que foi ao museu acompanhado da esposa brasileira Irene Fe. “Eu estarei acompanhado a Tocha quando ela estiver em Rio Branco. É emocionante”, completou o cubano.

O Museu realiza uma verdadeira volta olímpica pelo Brasil. O objetivo do projeto é levar o espírito olímpico às cinco regiões do país e preparar a população para o maior evento esportivo mundial. O projeto é de responsabilidade do Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016, promove o Museu Itinerante Se Prepara Brasil — O Caminho do Esporte até o Rio de Janeiro. A exposição sobre rodas, reunindo peças dos acervos do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares.

Em duas carretas com roteiros distintos, a exposição, que começou em 30 de abril e vai até 31 de julho, completará um percurso por 45 cidades em todo o território nacional. Juntos, os veículos, que partiram de Vitória (ES) e Goiânia (GO), percorrerão cerca de 30 mil quilômetros. Os trajetos se encontram em agosto, no Rio de Janeiro, onde o Museu Itinerante Se Prepara Brasil ficará exposto durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha.

“O Museu Itinerante Se Prepara Brasil levará um pouco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para quem não puder assistir ao maior evento esportivo mundial no Rio de Janeiro e ainda deixará um legado de conhecimento olímpico que poderá estimular novos talentos para o futuro do esporte no país”, declara Alexandre Nogueira, diretor do Grupo Bradesco Seguros. “Apoiamos os ideais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e nos orgulhamos de nosso papel de poder colaborar para que os Jogos Rio 2016 se tornem uma experiência memorável para todo o Brasil”, completa o executivo.

Não somente o cubano Fe, ex-atleta, se emociona com o espírito olímpico, mas as atividades do Museu, em que incluem fotos grátis no pódio com os mascotes dos Jogos Rio 2016 – e compartilhamento no Facebook –mas principalmente a juventude de Rio Branco, que já se preparara para a Passagem da Tocha. “Gostei muito dessa iniciativa, que ajuda as pessoas a conhecerem melhor as Olímpiadas”, disse a estudante Adrielly Medeiros, que fez a foto no Pódio Olímpico na máquina que compartilha automaticamente no perfil pessoal do Facebook.
Tocha estará em Rio Branco dia 21 de junho

Dividido em cinco seções — “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” — o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Um dos pontos mais interessantes do projeto, e que o torna inovador, é o fato de o Museu ir até o público. Os atletas-embaixadores Bradesco Seguros Giba e Leila, medalhistas olímpicos, estarão presentes em algumas cidades para interagir com o público, assim como as mascotes dos Jogos Rio 2016, Vinicius e Tom, e do Time Brasil, Ginga.

A Tocha Olímpica chega a Rio Branco no dia 21 de junho às 10h30. Às 13h começa o revezamento no Parque do Tucumã para um percurso de 24 quilômetros. Uma grande festa nos oito pontos de parada da Tocha está prevista para celebrar o momento. O ponto final do Revezamento é o Calçadão da Gameleira.

 

Da Assessoria.