O decreto de calamidade pública do governo do Rio de Janeiro virou pauta da imprensa internacional nesta sexta (17). Os jornais “The Guardian”, “The Washington Post”, “The New York Times” e “El País” noticiaram a medida adotada pelo Estado.
As publicações destacam o colapso financeiro do Rio às vésperas das Olimpíadas 2016, e afirmam que a medida permitirá que o governador Francisco Dornelles modifique prioridades orçamentárias sem desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Há uma semana, o governo anunciou o parcelamento dos salários de maio de seus servidores e pensionistas. O decreto permitirá que o repasse emergencial de verbas federais ao Rio. O socorro é estimado em R$2,9 bilhões e deve ser destinado à conclusão da linha 4 do metrô e aos gastos extras com segurança nos Jogos Olímpios.
O “Guardian” e “El País” ainda mencionam que a crise é mais um obstáculo para os jogos, em meio a uma série de graves problemas que o país vem enfrentando, entre eles as dificuldades políticas e a epidemia do vírus zika.
Com informações da Folhapress.