Ícone do site O Juruá Em Tempo

Em discurso histórico no senado, Jorge Viana chama governo Temer de ilegítimo

“Este governo ilegítimo não governará. Não porque o PT não quer, mas porque não terá legitimidade”

Durante a sessão que acatou a admissibilidade do impeachmeant da presidente Dilma Roussef, o senador Jorge Viana (PT-AC), Jorge Viana criticou o processo e suas implicações à democracia. Confira alguns trechos.

Três poderes

“Ouvi de um catedrático da USP esta semana, de que a divisão entre os três poderes não foi para dar governabilidade a um governo, mas sim, para evitar um super poder. Hoje estamos vivendo uma situação onde se desmoraliza o executivo, e se avacalha o legislativo. Proposto processo de impeachment transformá-lo por voto de minoria em presidente. Não é possível falar em normalidade democrática”.

Defesa do Governo Lula

O senador Jorge Viana também fez uma defesa dos governos Lula e Dilma, comparando-os com o final da Era FHC.

“O Governo Lula foi uma referência para o mundo. Foram gerados 20 milhões de empregos. Implantou o luz para todos, para 15 milhões que viviam na escuridão. Criou universidades públicas. Quando assumimos o governo, o emprego era de 12%. Hoje chega a 10% na nova metodologia. O Risco Brasil era de 1.400 hoje é de 400. Caiu agora, mas mesmo com a queda, está muito melhor que antes. Os juros eram de 23%. A inflação era de dois dígitos. Está caindo para 5%. A Petrobrás valia 15 bilhões de dólares. Hoje, mesmo com os escândalos de corrupção, que tem que ser combatidos, vale 149 bilhões de dólares.”

Combate à corrupção

O senador falou que o PT deve assumir seus erros, mas que a corrupção não começa e não termina com o PT.

“Uma coisa nos une. O combate à corrupção. O judiciário tem uma missão extraordinária. Mas porque os presidentes da Petrobrás não está presos? A Petrobrás foi tragada pelo modus operandi que envolve políticos, partidos e empresas. Não começou e não termina com o PT. O PT cometeu erros graves, que tem de ser assumidos. Mas não começou e não termina no PT.”

Aécio Neves

Jorge Viana citou a fala de Aécio Neves em 1999, quando havia um pedido de impeachmeant interposto contra FHC.

“Presumo que existe uma frustação enorme nos parlamentares da oposição, que não aceitam a deliberação majoritária da população”.

Compra de Votos

A compra de votos no congresso durante o governo FHC para aprovar o aumento do tempo de mandato não teve sua investigação aprofundada pelas instituições do judiciário.

“O governo deu um carão no MPF e na PF e recolheu as falas e mesmo comprovada a compra de votos, não virou sequer uma CPI. Tudo era acobertado pelo MPF, na pessoa do (Geraldo)Brindeiro.”

Ilegitimidade

“Este governo ilegítimo não governará. Não porque o PT não quer, mas porque não terá legitimidade. Estão fazendo uma rampa para trás do planalto. Se for para entrada de um governo ilegítimo, é a única rampa que ele pode subir, porque a da frente é para os eleitos.”

Sair da versão mobile